Você sabe por que a limpeza no ambiente de trabalho é tão importante? Blog Centuriao

Você já pensou como é indispensável garantir a limpeza no ambiente de trabalho? Além de ser um fator essencial para manter a organização e uma boa aparência no local, a sua importância não se limita apenas a isso, afinal, um ambiente sujo pode caracterizar condições de trabalho insalubres, colocando em risco a saúde de seu colaborador!

Então, te convidamos a continuar lendo esse artigo para entender mais sobre os diversos aspectos que tornam a limpeza no ambiente de trabalho um serviço fundamental para o desenvolvimento saudável da sua empresa!

 

  • Por que a limpeza se tornou um fator essencial no ambiente de trabalho?

Não é incomum que, visando o crescimento do negócio, os gestores deixem de lado atividades rotineiras, como a manutenção da limpeza no ambiente de trabalho. Contudo, o que muitas vezes passa despercebido para os administradores de empresas é que atividades que envolvem a organização e higienização são extremamente importantes para o desempenho dos funcionários que, por sua vez, são essenciais para que os processos da empresa ocorram corretamente.

Assim, apesar de parecer uma preocupação de segundo plano, a limpeza no ambiente laboral é uma atividade inerente para a otimização e aumento da eficiência na empresa, já que apenas ela pode proporcionar o bem-estar de seus funcionários, ajudando a garantir um ambiente produtivo e favorável para que eles possam trabalhar com qualidade, beneficiando a atividade-fim e possibilitando a obtenção de lucros maiores.

Portanto, a higiene precisa ser uma preocupação para que sua empresa consiga oferecer excelência e agregar valor para seus clientes, pois em um ambiente pouco limpo ou desorganizado diversos problemas podem surgir, como:

  • Diminuição da motivação e, por consequência, da produtividade dos funcionários
  • Proliferação de doenças infecciosas como COVID-19, gripe, conjuntivite, viroses e outras
  • Redução da qualidade de vida e bem-estar de funcionários
  • Deterioração dos móveis, equipamentos e do ambiente como um todo
  • Construção de uma imagem negativa frente clientes, visitantes e parceiros
  • A regulamentação de órgãos competentes sobre a limpeza no ambiente de trabalho

Além de considerar os malefícios que envolvem a falta de higienização em empresas, é preciso também lembrar que, de acordo com os órgãos competentes, existem determinados padrões de limpeza que precisam ser atendidos por empresas, de acordo com suas atividades específicas.

Por isso, contar com profissionais que possuam expertise em limpeza e conservação é a melhor escolha, pois apenas colaboradores treinados e experientes possuem o conhecimento necessário para escolher os insumos e protocolos de higienização mais adequados para diferentes ambientes como cozinha, banheiros, áreas administrativas, estoques e etc.

Assim, torna- se muito mais simples garantir o cumprimento da regulamentação, o que evita a ocorrência de erros nos processos de higienização e até mesmo qualquer tipo de multa ou sanção por parte dos órgãos regulamentadores. Além disso, um time com know-how na área de limpeza também contribui com o aumento da segurança de seus colaboradores, pois não apenas impede eles trabalhem em um ambiente pouco salubre como, também, evita a possibilidade de contaminações pelo uso de produtos de limpeza indevidos que possuam substâncias químicas que podem colocar em risco a sua saúde.

Também é muito importante lembrar que vivemos um momento em que os cuidados com limpeza e organização precisam ser redobrados, afinal, a pandemia de covid-19 ainda não acabou e devemos continuar aplicando o máximo de esforço para ajudar a garantir a diminuição de contaminações, e a limpeza é uma grande aliada nessa tarefa! O coronavírus, assim como diversas outras doenças infecciosas, também é transmitido através do contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos, sendo assim, realizar a limpeza completa e correta do ambiente de trabalho passou a ser um serviço essencial mais importante do que nunca para ajudar a garantir a segurança de seus funcionários!

Para que seja possível seguir as regras de prevenção contra a covid-19 é necessário um grande reforço de limpeza e higienização em todos os ambientes e, em especial, superfícies que muitas pessoas tocam como mesas, bancadas, interruptores, maçanetas, telefones, computadores, teclados e outras. Realizar essa higienização com constância e qualidade é essencial para o controle da pandemia, mas não é uma tarefa simples, por isso, a demanda por empresas terceirizadas, especialistas em serviços de facilities de limpeza e conservação, só tem aumentado, pois apenas um time especializado pode dar conta dessa limpeza profissional, garantindo um espaço seguro.

 

  • Outros benefícios da limpeza no ambiente de trabalho

Afora o cenário atual de pandemia e a regulamentação de órgãos competentes, existem diversos outros benefícios de manter ambiente de trabalho sempre limpo e organizado. Confira:

  • Passa uma boa impressão para qualquer pessoa que visite sua empresa
  • Contribui com a construção de uma atmosfera 
  • Ajuda a conservar móveis, equipamentos e o ambiente como um todo
  • Diminui os riscos de transmissão de doenças infecciosas
  • Facilita a localização de documentos, equipamentos e materiais, otimizando o tempo
  • Assegura mais conforto, qualidade de vida e saúde para os colaboradores
  • Colabora com a entrega de melhores resultados pelas equipes
  • Ajuda a diminuir os riscos e acidentes no ambiente de trabalho
  • Reduz o desperdício de insumos e gastos com reposição de móveis, utensílios e equipamentos

É muito válido destacar também que, muitas vezes, os seus colaboradores passam tanto tempo no trabalho quanto em seus lares, por isso, garantir que o ambiente em que eles precisam passar diversas horas trabalhando é fundamental, pois ele pode exercer uma grande influência tanto na produtividade quanto na motivação dos seus funcionários.

 

  • Por que contar com um parceiro especializado para realizar a limpeza no ambiente de trabalho é tão importante?

E para que seja possível conseguir obter todos esses benefícios não basta apenas ter uma equipe de limpeza, é necessário que essa equipe seja qualificada! Assim, a terceirização dos serviços de limpeza e conservação é uma ótima opção, já que você terá certeza da qualificação do time contratado e ainda poderá contar com um parceiro que fica responsável por toda a contratação, treinamento, encargos trabalhistas e fornecimento de EPIs, garantindo que você tenha mais tempo para se dedicar ao seu negócio, tendo a tranquilidade de que essa atividade-meio está sendo realizada com excelência e que o ambiente de trabalho na sua empresa seja agradável para seus funcionários, clientes e visitantes.

E uma empresa que pode te ajudar a garantir tudo isso é o Grupo Centurião! 

Temos experiência em facilities e possuímos o know-how necessário para indicar as melhores soluções de limpeza e conservação, considerando as peculiaridades da sua empresa para que você não precise se preocupar com os aspectos relacionados à gestão da equipe que fará o serviço. Conte conosco para ajudar a otimizar completamente a limpeza e organização da sua empresa e tenha mais tranquilidade para focar no seu negócio!


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