Você sabe o que é o Triângulo do Crime?

 em Segurança

O Triângulo do Crime nada mais é do que uma teoria desenvolvida através do estudo de crimes cometidos e que tem como objetivo identificar os motivos que levam um ou vários indivíduos a realizar ações criminosas. A teoria articula um conjunto de princípios, a fim de desenvolver medidas de segurança eficazes em cenários de risco.

De acordo com O Triângulo do Crime, para que uma ocorrência aconteça são necessários três fatores: um indivíduo motivado, uma oportunidade e a técnica. Quando esses três fatores se encontram, é extremamente provável que um crime aconteça.

Sobre os elementos do triângulo do crime

Para que seja possível entender verdadeiramente a teoria, é preciso estudar mais a fundo cada um dos elementos que compõem o triângulo:

Indivíduo motivado: Para que o crime aconteça, alguém precisa estar motivado a praticar a ação criminosa, seja por vontade própria ou algum tipo de necessidade.  Muitas vezes, apenas a existência de um patrimônio já é estímulo suficiente para que um indivíduo cometa uma infração.

Oportunidade: Chamamos de “oportunidade” uma condição ou momento que garanta ao criminoso a chance de agir e conseguir ser bem-sucedido na sua ação. Um instante de distração do alvo, um local com pouca iluminação e até mesmo um portão aberto podem ser considerados “possibilidades”.

Técnica: Trata-se da habilidade ou conhecimento que o criminoso precisa possuir para conseguir concluir a ação. Tendo em vista os possíveis obstáculos impostos, o indivíduo irá analisar se consegue supera-los antes de cometer o crime, sendo possível, assim, decidir qual técnica deverá ser utilizada.

A fim de evitar qualquer tipo de prejuízo ao seu patrimônio, funcionários ou pessoas específicas, é necessário levar em consideração a Teoria do Triângulo do Crime ao fazer o planejamento de segurança. Os fatores citados precisam ser considerados durante a análise de risco para que seja possível inibir a ação de criminosos.

Para garantir proteção de qualidade, é indispensável a utilização de profissionais preparados para atuar em situações de emergência. O Grupo Centurião garante a segurança necessária através de seus agentes, que recebem constante treinamento e atualização para lidar com qualquer tipo de cenário. Para mais informações, entre em contato conosco!