Vigilância Brigadista

 em Segurança

É fato que certas empresas e setores estão sujeitos a riscos maiores de ocorrência de incêndios, contudo, ao contrário do que muitos pensam, independente do ramo de atividade, todas as empresas estão vulneráveis à incidentes com fogo, até mesmo os escritórios!

Por isso, por menor que seja o risco de incêndios, é necessário ter um time de brigada de incêndio preparado para tomar as medidas preventivas necessárias e garantir a segurança de todos no local.

Os profissionais especializados em brigadas possuem um grande diferencial em relação aos demais. São eles que agem diante de uma situação em que se façam necessários os primeiros socorros até que a emergência chegue com os profissionais de resgate. Além disso, eles também têm como função averiguar e certificar-se da possibilidade de evacuação do local em caso de incêndio, vazamento de gás ou até abalos na estrutura, pois são treinados para manter a calma, escolher as rotas de fuga e tomar as decisões ideais nos momentos cruciais, controlar a multidão e acalmar o ânimo das pessoas envolvidas, para que não ocorram maiores problemas e seja possível manter o plano de fuga, garantindo que todos possam sair em plena segurança.

Por isso, é muito importante que os profissionais que atuam na vigilância brigadista sejam devidamente capacitados e qualificados para agir de forma organizada em situações imprevisíveis e lidar com possíveis ocorrências como o combate direto ao foco de incêndio, o socorro a possíveis vítimas ou minimizando o pânico das pessoas e organizando a evacuação do local. Por isso, a presença de brigadistas é imprescindível em empresas, shoppings, hospitais, escolas e diversos outros ambientes.

As principais funções do brigadista são:

  • Identificar e neutralizar os fatores que contribuem para a evolução de um incêndio;
  • Identificar os efeitos da fumaça e como controlá-la;
  • Promover o treinamento esporádico de toda a equipe de trabalho para evacuações de emergência;
  • Atuar em conjunto com a CIPA na fiscalização de situações que possam elevar o risco de incêndios;
  • Prevenir e combater incêndios;
  • Evacuar ambientes em caso de situações de risco;
  • Atuar no atendimento de emergências;
  • Prestar os primeiros socorros;
  • Checar se extintores e saídas de emergência estão em posições estratégicas caso ocorra um incêndio.

A brigada de Incêndio é obrigatória?

A Norma Regulamentadora 23 (NR-23) determina que empresas que possuem mais de 20 colaboradores precisam, obrigatoriamente, possuir uma brigada de incêndio. O cálculo de quantos brigadistas são necessários por número de funcionários fica a critério da legislação estadual!

Por que ter o auxílio de brigadistas profissionais é o ideal?

Durante esse texto deixamos claro a importância que os brigadistas possuem na prevenção e combate de incêndios e outros incidentes, interpretando um importante papel para garantir a segurança das pessoas. Por isso, o ideal é que você conte com uma equipe que seja especialista e tenha experiência em atuar em situações emergenciais, podendo te auxiliar a criar e implementar regras de segurança específicas para o seu estabelecimento.

E para encontrar os profissionais especialistas que você precisa, conte com a ajuda do Grupo Centurião. Possuímos um time altamente treinado de vigilantes brigadistas que estão preparados para oferecer muito mais segurança para o seu negócio. Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba mais!