O que faz um vigilante de segurança pessoal e privada (VSPP)?

 em Segurança

A sigla VSPP significa Vigilante de Segurança Pessoal Privada e os profissionais que atuam nessa função tem como dever garantir a segurança de determinadas pessoas, sempre de forma discreta e, por isso, recebem um treinamento focado na prevenção de incidentes e possíveis situações de risco para as pessoas que estão sendo protegidas.
Esse tipo de segurança normalmente é indicado para aqueles que precisam do acompanhamento de agentes pessoais ao longo do dia ou durante eventos específicos, como pessoas famosas incluindo artistas e celebridades, e também pessoas de interesse como executivos, políticos e autoridades que estão sempre vulneráveis devido ao constante compartilhamento de suas informações na mídia.

Sendo assim, o VSPP fica responsável por cuidar da segurança física dessas pessoas, garantindo proteção total contra diversos tipos de problemas como paparazzis, atentados, assaltos e sequestros. Por ser um trabalho que exige discrição, esses profissionais são treinados especialmente para apresentar um comportamento mais discreto e reservado para que consigam oferecer segurança para seus protegidos sem causar confusões e aglomerações. Além disso, esse agente também precisa ser extremamente confiável, pois ele terá todas as informações sobre a rotina do protegido, incluindo ambientes que ela frequenta, sua moradia e local de trabalho, bem como toda a sua rotina.

QUAIS AS FUNÇÕES DE UM VSPP?

Um Vigilante de Segurança Pessoal Privada tem o dever de zelar pela proteção de seu cliente. Para isso, existem diversas funções que ele desempenha no seu trabalho. São elas:

  • Manter-se atualizado sobre a legislação e técnicas operacionais e conduta;
  • Acompanhar o contratante em diversas ocasiões, executando a escolta e segurança pessoal.
  • Planejar rotas, pontos de apoio e rotas de fuga em casos de grave ameaça ao escoltado;
  • Cuidar da execução da agenda do cliente e preencher relatórios diários sobre as atividades realizadas e qualquer anormalidade percebida.
  • Guardar sigilo absoluto sobre trajetos, hábitos e horários do protegido;
  • Estar sempre atento à entrada e saída de pessoas e veículos desconhecidos;
  • Estar sempre atento à movimentação suspeita no perímetro de proteção e tomar medidas preventivas caso seja necessário;
  • Conduzir veículos de acordo com a habilitação e atividade para realizar rondas.

HABILIDADES DE UM VSPP

Apesar de possuir um treinamento semelhante a um vigilante patrimonial, como comentamos anteriormente, um VSPP também precisa passar por treinamentos mais específicos que focam o desenvolvimento de habilidades e técnicas que visam a ação preventiva e táticas defensivas. Por isso, os Vigilantes de Segurança Pessoal Privada são treinados para:

  • Fazer uso de armas letais e não letais.
  • Realizar direção defensiva e evasiva.
  • Anular tentativas de sequestro e invasão de espaço pessoal.
  • Utilizar táticas de defesa pessoal.

Além dessas técnicas, é muito importante que o vigilante saiba como agir sem se destacar no ambiente e chamar muita atenção, pois isso pode colocar o protegido em risco, fazendo com que as pessoas prestem ainda mais atenção nele. Outro ponto importante para a discrição é a utilização de veículos que se misturem com os demais, por isso, é importante lembrar que nem sempre a utilização de carros de luxo é a melhor escolha para realizar os serviços de segurança pessoal.

Como contratar um vigilante de segurança privada pessoa?

Não é novidade que, cada vez mais, a segurança privada é um ramo que está em crescimento no Brasil, fazendo com que muitas pessoas queiram atuar na área. Por isso, é importante que você possa contar com empresas especialistas que treinem os profissionais e garantam a qualidade do serviço de segurança, como o Grupo Centurião, que possui profissionais de excelência que recebem treinamento específico para atuar nas mais diferentes frentes de segurança, oferecendo mais proteção e tranquilidade para clientes e parceiros.

Quer ajuda? Vamos conversar