Importância e os Deveres do Controlado de Acesso

 em Segurança

Se você está lendo esse blog, muito provavelmente sabe que cuidar da segurança de estabelecimentos comerciais e residenciais é extremamente importante, afinal, para que as pessoas que frequentam esses locais possam transitar, trabalhar ou até mesmo viver em um ambiente tranquilo e protegido, é fundamental que exista uma equipe de profissionais especializados que possam ajudar a garantir o conforto, segurança e estabilidade que as pessoas tanto procuram.

Por isso, um controlador de acesso é um funcionário imprescindível para estabelecimentos comerciais e residenciais, pois ele ajuda a fazer todo o monitoramento da entrada e saída de veículos e visitantes, além de realizar fiscalizações em volumes suspeitos que estão entrando ou saindo do estabelecimento, bem como supervisionar a entrada e movimentação de prestadores de serviços.

O que é um Controlador de Acesso?

Apesar do título parecer autoexplicativo, muitas pessoas ainda não entendem exatamente o que um controlador de acesso faz e, diversas vezes, confundem esses profissionais com outros especialistas da área de facilities e segurança.

Como o próprio nome sugere, o controlador é responsável por controlar todo o acesso a um estabelecimento ou evento, isso significa que ele é responsável por verificar quem são as pessoas que entram e saem de um ambiente para que seja possível manter a ordem e segurança do local.

Para realizar esse trabalho, não raramente esses profissionais ficam localizados próximo da recepção ou dos portões de entrada do estabelecimento, dessa forma, é possível garantir que todos os visitantes passem pelo controlador de acesso, que irá identificar e orientar essas pessoas, interpretando um importante papel na identificação de estranhos e na proteção daqueles que frequentam o local, afinal, sem um controlador de acesso, seria muito mais difícil registrar quem entra e quem sai, deixando o local vulnerável para a circulação de estranhos.

É importante ressaltar também, que além de realizar toda a verificação de entrada e saída de pessoas e veículos, o controlador de acesso precisa se preocupar em fazer isso de forma segura para si e os demais transeuntes e, principalmente, discreta, para evitar comoções e para não constranger ou intimidar os visitantes ou prestadores de serviço que chegam no local. Assim sendo, a postura desse profissional também é de extrema importância, pois o mesmo precisa transmitir seriedade e cordialidade para não perturbar a ordem do estabelecimento, assustando moradores e trabalhadores ou colocando os visitantes e prestadores de serviço em situações constrangedoras ou delicadas.

O que exatamente o controlador de acesso faz?

Agora que sabemos que o controlador de acesso desempenha um importantíssimo papel nas empresas e condomínios residenciais ou comerciais, garantindo mais ordem e segurança para moradores e trabalhadores, vamos entender exatamente o que ele faz. Entre as principais funções de um controlador de acesso, podemos citar:

  • Gerir todo o controle de acesso externo ao estabelecimento.
  • Controlar todas as entradas e saídas de veículos e/ou visitantes em toda a área que está sob sua responsabilidade.
  • Vigiar a movimentação de pessoas no perímetro que está sob sua responsabilidade.
  • Identificar e conter aglomerações de pessoas.
  • Ajudar a orientar visitantes e instruí-los sobre onde eles devem obter maiores informações, os encaminhando à recepção ou portaria.

E para garantir que todas essas atividades sejam realizadas com qualidade, a contratação de um profissional controlador de acesso especialista é fundamental, por isso, você pode contar com a ajuda de empresas especializadas, como o Grupo Centurião! Nossos profissionais são preparados e recebem treinamento específico para lidar com diferentes áreas de segurança e facilities para que possam oferecer um serviço de excelência para nossos clientes. Entre em contato conosco hoje mesmo e fale com um de nossos especialistas!

Quer ajuda? Vamos conversar