Dicas de Segurança para Vigilantes

 em Segurança

Não é novidade que ser vigilante é uma profissão que apresenta diversos riscos, pois além de zelar pela proteção de um patrimônio e das pessoas que circulam nele, os vigilantes também precisam estar preparados para se proteger caso sejam alvos de ataques de pessoas mal-intencionadas.

Por ser um trabalho imprescindível para a sociedade e, ao mesmo tempo, bastante arriscado, é necessário que o profissional esteja sempre alerta para evitar problemas durante o seu turno. Por isso, preparamos algumas dicas para que você, profissional da vigilância, saiba como se prevenir durante o seu horário de trabalho. Confira:

  • Sempre evite possíveis distrações

A primeira e talvez mais importante dica é sempre manter-se atento, evitando possíveis distrações. Afinal, caso sua atenção não esteja voltada para o trabalho, pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar para agir. Para que não aconteçam problemas que coloquem em risco a sua saúde e a de pessoas ao redor, evite o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos, bem como a leitura de livros e revistas que possam acabar se tornando uma distração.

  • Mantenha sua arma sempre no coldre

O coldre é um acessório que, além de servir como um local para armazenar a arma, também impede que ela seja usurpada por alguém, pois ele é desenvolvido de forma que o acesso à arma só possa ser feito pelo próprio operador. Além disso, manter a arma sempre junto a si garante uma resposta mais rápida numa emergência, pois caso aconteça uma situação de confronto, é importante que você tenha acesso à sua arma rapidamente. Portanto, sempre mantenha a arma presa no coldre para evitar situações de risco.

  • Mantenha uma postura adequada

A postura de um profissional diz muito sobre ele, então para garantir que as pessoas confiem em seu trabalho e para impor respeito e seriedade é necessário manter sempre uma postura adequada. Desde um uniforme alinhado até à expressão facial, diversos fatores influenciam na visão que outras pessoas terão de você, por isso é importante passar a imagem correta para intimidar atitudes criminosas e transmitir segurança àqueles que devem ser protegidos.

  • Conheça as normas e respeite-as

Todo estabelecimento, seja ele comercial ou residencial, possui normas, e é muito importante que você as conheça, não apenas para garantir que acidentalmente não quebrará nenhuma delas, mas também para assegurar que nenhuma outra pessoa as quebre. Tais normas podem dizer respeito ao horário de funcionamento do local, áreas restritas, controle de acesso de visitantes, funcionários e veículos, entre outros, e têm como objetivo reduzir os riscos de ações inesperadas. Sendo assim, é muito importante que tais normas sejam seguidas e que você esteja sempre atento para garantir que ninguém as desrespeite.

  • Não deixe o seu posto desocupado

A saída do posto é, infelizmente, um problema recorrente. Uma simples saída rápida do posto pode ter consequências desastrosas, colocando em risco a sua segurança e a de todos que contam com você para garantir a proteção do local. Sendo assim, evite deixar o posto e esteja sempre alerta. Caso seja solicitado para realizar alguma atividade longe de seu posto, aguarde receber todas as informações necessárias antes de se deslocar, pois provavelmente alguém será designado para cobrir a sua ausência.

  • Sempre evite aglomerações

Para garantir que você não tenha maiores distrações, é importante que você evite aglomerações, tanto de pessoas comuns, que trabalham ou residem no local, e também de vigilantes, que devem estar sempre bem distribuídos nas dependências do estabelecimento para cobrir uma área maior e oferecer mais segurança para as pessoas e o lugar que estão protegendo.

  • Elabore estratégias de proteção

Estratégias ajudam a garantir uma resposta mais rápida em situações de emergência ou de perigo, por isso, é muito importante que você tenha o hábito de criar estratégias de como reagir à possíveis situações adversas que possam acontecem. Dessa forma, caso você tenha de fato que lidar com uma situação semelhante à simulada, você saberá como agir.

Os vigilantes são extremamente importantes para ajudar a manter a segurança da sociedade, protegendo patrimônios públicos e privados e as pessoas que circulam nesses locais e, com toda essa responsabilidade, é claro que os riscos são grandes. Por isso, é muito importante que os profissionais da vigilância sempre tomem os devidos cuidados e sigam as dicas citadas nesse artigo para evitar problemas e situações de risco, estando sempre preparados para reagir em emergências!