Dicas de Manutenção Predial

 em Serviços

A manutenção predial nada mais é do que todos os processos realizados em edifícios e condomínios para garantir que a infraestrutura desses locais está em boas condições. Ela inclui cuidados com os sistemas elétrico, hidráulico e de gás, além de também ser responsável pela limpeza e manutenção, bem como a verificação dos sistemas de segurança do prédio.

Sendo assim, essa manutenção é a responsável por garantir que tudo no prédio está funcionando corretamente e que o edifício seja preservado e a segurança de condôminos e visitantes seja garantida, por isso, realizar serviços de manutenções estruturais é muito importante.

Quais são os serviços de manutenção que devem ser realizados em um prédio?

Para garantir que todos os serviços oferecidos pelo condomínio estejam funcionando corretamente e garantir a comodidade e segurança de condôminos e visitantes é necessário fazer a manutenção e impedir o desgaste ou deterioração das instalações. Deve-se realizar sempre a:

  • Limpeza da fachada e jardins.
  • Verificação das instalações elétricas, hidráulicas e de gás.
  • Inspeção de áreas comuns como jardins, piscinas e salões de festas.
  • Verificação do funcionamento dos sistemas de segurança como câmeras e portões automáticos.
  • Inspeção de elevadores e salas de máquinas.

Qual a periodicidade das manutenções?

Quando falamos de manutenção predial é importante lembrar também que a periodicidade é fundamental para que tudo seja mantido em ordem e garantir a comodidade de moradores e visitantes, bem como a saúde financeira do condomínio!

Para que a periodicidade das manutenções seja mantida, é importante que os gestores responsáveis estejam sempre atentos e elaborem um calendário contendo todos os itens que precisam passar por manutenções, sempre atendando-se às questões legais que ditam de quanto em quanto tempo cada item precisa ser checado.

A partir da programação definida no calendário é possível organizar todas as manutenções com qualidade, tendo tempo suficiente para eleger os parceiros adequados e notificar visitantes e condôminos para que esses estejam cientes dos processos que serão realizados!

E para fazer essas manutenções periódicas, é importante contar com uma empresa especializada que possa fornecer a ajuda de um profissional competente para efetuar as atividades necessárias, afinal, alguns serviços precisam de verificação diária ou semanal, enquanto outros precisam ser verificados a cada mês, bimestre, trimestre ou anualmente, e contando com o auxílio de uma companhia especializada, ela poderá indicar o momento certo de realizar manutenções em cada um dos serviços.

Instalações elétricas e conexões, por exemplo, precisam ser checadas anualmente, já jardins e piscinas precisam ser inspecionados mensalmente para limpeza e controle de pragas. Vale lembrar também, que cada tipo de manutenção requer um profissional diferente, e contar com uma empresa parceira se torna bastante vantajoso nesse momento, pois ela poderá designar os profissionais com o know-how necessário para realizar diferentes serviços de manutenção.

No Grupo Centurião, por exemplo, você encontra profissionais que são especialistas em diferentes áreas para realizar serviços gerais como limpeza e conservação, e manutenção de ambientes corporativos ou residenciais. Entre em contato conosco hoje mesmo e fale com um de nossos especialistas! Estamos prontos para te ajudar a realizar todos os serviços de manutenção predial!