Abril Verde

O Abril Verde é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Essa mobilização, que acontece anualmente, é extremamente importante para que seja possível reduzir os acidentes e doenças decorrentes do ambiente laboral e, também, promover um maior envolvimento de empresas, associações, órgãos governamentais, federações e sociedade civil organizada no assunto para que seja possível alcançar o maior número de pessoas e alertar sobre os riscos que existem no ambiente de trabalho, sempre visando a construção de uma vida laboral mais segura e com mais qualidade para todos.

Por que o mês de abril foi escolhido para o movimento?

Em 1969 um acidente em uma mina, no Estado da Virginia, no Estados Unidos, causou a morte de 78 funcionários. Como forma de homenagear as vítimas dessa terrível tragédia e relembrar a população sobre a importância da segurança no ambiente laboral, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu, em 28 de abril de 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho e, em 2005, o Brasil instituiu a Lei 11.121/2005 que define essa mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais.

Além dessa data tão relevante, em 7 de abril comemoramos também o Dia Mundial da Saúde, uma ocasião reservada para conscientizar sobre a importância de cuidarmos, de todas as formas possíveis, do nosso bem-estar físico e emocional.

Assim, por ser um mês com datas tão significativas para o tema, abril foi escolhido para promover a necessidade de investir na segurança e prevenção de acidentes, bem como discutir e refletir a respeito dos cuidados com a saúde, qualidade de vida e, claro, bem-estar de todos os trabalhadores.

Quais são os objetivos do Abril Verde?

O objetivo principal da campanha é contribuir e promover maior segurança para trabalhadores de todo o Brasil, mitigar os riscos no ambiente laboral e alertar as empresas e autoridades sobre a necessidade de criar estratégias para garantir a proteção dos funcionários de nosso país, para tanto, o Abril Verde reforça a importância de algumas ações que podem ajudar a assegurar que o objetivo seja alcançado:

  • Mensurar os riscos que existem no ambiente de trabalho;
  • Conscientizar a população a respeito da saúde e segurança no trabalho;
  • Promover ações que estimulem a cultura da prevenção;
  • Alertar gestores e empresas sobre a necessidade de refletir sobre sua responsabilidade com a vida dos funcionários;

Qual é a importância do movimento?

Apenas em 2017, o Brasil registrou 450.614 acidentes e foram contabilizados 98.791 acidentes sem CAT. Os números são assustadores e abrangem todas as idades e gêneros, apesar da maior incidência acontecer com trabalhadores homens que têm entre 20 e 39 anos de idade.

Por isso, apoiar o Abril Verde é apoiar uma vida profissional mais segura para todos os trabalhadores brasileiros e contribuir para um ambiente laboral sem acidentes. Junte-se a nós nessa corrente e ajude a disseminar a importância de promover uma cultura de proteção à vida e saúde no ambiente de trabalho.

Lembre-se sempre: A segurança no trabalho é direito de todos e dever de cada um.


Acesso todos os conteúdo do Blog Grupo Centurião!

E nos acompanhe no Facebook, Instagram, LinkedIn e nosso canal no YouTube!

Contato

Nos siga nas redes sociais

Desenvolvido por Agência inside4u | www.inside4u.com.br

Quer ajuda? Vamos conversar