A importância de contratar serviços especializados para garantir a segurança de locais com grande aglomeração e circulação de pessoas

 em Segurança

Você sabia que quanto maior for um ambiente e mais pessoas circularem por ele mais difícil é garantir a segurança de todos os transeuntes? Por isso, a segurança é e sempre será um fator importantíssimo e que traz muitas preocupações em locais com aglomerações ou grande circulação de pessoas.

Diferentes instalações e ambientes tem diferentes características. Determinados locais serão de mais fácil monitoramento, enquanto outros irão apresentar um número muito grande de pontos vulneráveis, por isso, é necessário avaliar todas essas peculiaridades para que seja possível criar estratégias de segurança eficientes, afinal, qualquer bom especialista em segurança sabe que cada ambiente a ser protegido tem suas características específicas, que podem facilitar ou dificultar o trabalho de proteção.

Em locais de grande circulação, essa habilidade de avaliar todas essas características do ambiente é ainda mais importante, já que em metrôs, os seguranças terão que lidar com problemas muito diferentes do que em shoppings que, por sua vez, têm características muito distantes de uma igreja ou um aeroporto, por exemplo.

Por isso, avaliar e entender todas as necessidades específicas de cada local é imprescindível para que seja possível criar um sistema de segurança eficiente e táticas de segurança bem-sucedidas.

Mas por que garantir a segurança de locais com aglomeração ou grande circulação de pessoas é tão importante?

A importância de garantir a segurança em locais de aglomeração ou grande circulação de pessoas é diretamente proporcional aos perigos que esses ambientes podem apresentar para as pessoas que circulam ali. Confira quais alguns deles:

  • A ação de indivíduos mal-intencionados é facilitada

Em locais com muitas pessoas é difícil monitorar cada uma delas, o que facilita a ação de indivíduos mal-intencionados.

  • O risco de roubos e furtos se torna maior

Com aglomerações muitas pessoas ficam confusas, se tornando alvos fáceis de roubo e furto.

  • Confusões e brigas podem acontecer com mais frequência

Em locais cheios indivíduos com temperamentos diversos podem se encontrar, aumentando o risco de discussões e brigas, colocando em risco todos no local.

Ninguém gostaria de passar por situações como essas citadas, não é mesmo? Por isso, garantir a proteção das pessoas em ambientes de aglomeração ou grande circulação é o ideal. Uma boa equipe de segurança, preparada para atuar em situações de aglomeração ou grande circulação, poderá ajudar a:

  • Controlar indivíduos armados com arma branca ou de fogo.
  • Apartar brigas e amenizar discussões.
  • Evacuar o espaço no caso de incêndio, explosão ou outras situações de emergência.
  • Retirar do local indivíduos que estejam causando confusões.

Os profissionais especialistas em segurança são treinados para atuar nas situações mais diversas e conhecem as táticas mais adequadas para lidar com muitas pessoas. Entre as especialidades desses profissionais, podemos citar:

Identificar e analisar as situações de risco

Saber reconhecer e analisar os riscos e vulnerabilidades às quais o ambiente está exposto é essencial para que seja possível realizar com sucesso a segurança do local. Profissionais especializados são treinados para fazer um diagnóstico completo e mapear cada espaço, avaliando todas as possíveis ameaças e os pontos de maior vulnerabilidade.

Para realizar uma análise de riscos precisa, os profissionais encarregados devem sempre considerar os pontos a seguir:

  • Como é a estrutura física do local (prédios, iluminação, escadas, muros, portas, acesso de veículos, quantidade de entradas e saídas, etc.).
  • Quais são os dispositivos de segurança eletrônica disponíveis que podem ajudar a manter a segurança do local (câmeras, alarmes, sensores e sistemas para controlar o acesso).
  • Quais são as normas que devem ser seguidas pelas pessoas que frequentam o local (as regras de segurança e boa convivência, tanto as formalizadas quanto as informais).

Definir planos de evacuação precisos e eficientes

Elaborar e executar um plano de evacuação é mais difícil do que parece, afinal, em situações emergenciais como incêndios ou explosões, não é incomum que pessoas fiquem desesperadas e ajam imprevisivelmente, o que dificulta a evacuação.

Por isso, profissionais especializados estão preparados para lidar com as situações mais adversas e a manter os indivíduos sob controle, os direcionando para a melhor saída. Além disso, planos de evacuação elaborados por especialistas comtemplam todas as possíveis situações de risco como incêndios, explosões, entre outras.

Conhecer e saber trabalhar com dispositivos de tecnologia avançada

A tecnologia é uma grande aliada na hora de montar planos de segurança, especialmente em locais com grande movimentação, onde é ainda mais difícil acompanhar os movimentos de cada um dos indivíduos que ali circulam. Por isso, os seguranças também devem conhecer e saber como trabalhar com os dispositivos de tecnologia, os utilizando ao seu favor para aumentar a segurança do ambiente.

Um bom circuito fechado de TV, por exemplo, é essencial para acompanhar toda a movimentação em estabelecimentos com muitas pessoas, pois as câmeras permitem que tudo seja gravado, contribuindo com a identificação e controle de situações que possam afetar a segurança dos usuários.  Além disso, sistemas de alarmes que soam caso seja necessário dar um sinal aos transeuntes ou evacuar o local também ajudam muito os profissionais.

E para encontrar profissionais que possuam todas essas especialidades, você pode contar com uma boa empresa que ofereça serviços de segurança, como o Grupo Centurião, onde você encontra vigilantes e agentes que recebem treinamentos específicos para atuar em locais com grande circulação ou aglomeração de pessoas. Entre em contato conosco hoje mesmo e converse com o nosso time! Estamos prontos para te atender e conhecer as necessidades da sua empresa para que possamos oferecer os serviços que mais se encaixam no seu perfil!

Quer ajuda? Vamos conversar